ago 30, 2016 Agência Brasília Releases col2
Percurso inclui centros de ensino e de treinamento de educação física que atendem estudantes com deficiência
A tocha paralímpica passará por Brasília na quinta-feira (1° de setembro). Assim como ocorreu com o fogo olímpico em 3 de maio, o Distrito Federal será a primeira unidade da Federação a receber o que marca a chegada dos Jogos ao Brasil. Entre os locais que fazem parte do percurso, destaque para dois centros onde a Secretaria de Educação do DF desenvolve projetos para alunos com deficiência: a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), no Setor Policial Sul, às 14h40, e o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), na Asa Sul, às 15h20.
O Cetefe possui um termo de cooperação técnica com o governo de Brasília, que concede 15 professores para atendimento de 600 estudantes da rede pública de ensino e 800 pessoas da comunidade, em 14 modalidades esportivas. Já o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) representa os 12.576 estudantes com necessidades especiais atendidos pela educação regular da pasta em 13 centros de ensino especial e 629 salas de recursos.
“Além disso, os Centros de Iniciação Desportiva (CIDs), divididos em 18 polos por nove regiões, beneficiam em torno de 750 estudantes na área de esporte. Já os Jogos Escolares Paralímpicos envolve anualmente cerca de 300 competidores da rede de ensino”, enumera o secretário adjunto, Clovis Lucio Sabino da Fonseca.
Percurso – A tocha paralímpica será levada ao Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, ao Parque das Garças, à unidade da Rede Sarah do Lago Norte, ao Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência (Icep), no Setor de Indústria e Abastecimento; à Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e ao Cetefe e ao Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), na Asa Sul. Depois, voltará ao Parque da Cidade, onde haverá a festa de encerramento.
O ponto de chegada e de partida será o Estacionamento 12, que está fechado desde o dia 25 para montagem da estrutura. Serão, apenas no local, 82 condutores (dos 103), que se revezarão pelo percurso de 10 quilômetros na pista de caminhada.