maio 10, 2016 Da Redação SE/DF Releases col2
Neste ano, a pasta oferece o teste preparatório para 38 mil estudantes
(Brasília, 10/5/2016) – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começaram e os estudantes da rede pública e privada do Distrito Federal contam neste ano com mais uma ferramenta na preparação para o teste. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) anunciou ontem a realização de mais um simulado aos moldes do Enem.
A ação faz parte do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio e o objetivo é demonstrar em quais disciplinas o estudante precisa focar os estudos. Os testes serão realizados nos dias 6 e 7 de julho para alunos das 136 instituições públicas de ensino médio e que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além deles, terão acesso ao processo, também, os matriculados em 50 escolas da rede privada.
Cada avaliação será aplicada na unidade do inscrito. No entanto, nas escolas públicas, o simulado será no turno do estudante, já nas particulares, o início está previsto para às 13h15.
As inscrições para o simulado na rede pública são automáticas, porém, os colégios particulares, bem como os Colégios Militares de Brasília e o Dom Pedro II, e ainda, os matriculados no Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Comercial, Rural, do Cooperativismo, e Serviço Social do Comércio, da Indústria e de Transporte) terão o prazo do dia 16 a 31 de maio para inscrição por meio do site da SEE/DF. O simulado aberto também terá aplicação nas unidades prisionais e socioeducativas.
A secretaria conta com a participação de 38 mil estudantes, 18 mil a mais que em 2015. Outro destaque é quanto ao cartão-resposta, que passa a identificar os candidatos por códigos e deixam de ser nominais. Com isso, apenas os inscritos terão acesso às notas finais e boletins individuais de desempenho, com previsão de divulgação até o mês de setembro.
Já a correção das provas fica por conta do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), nas questões objetivas, e de formandos do curso de letras da Universidade de Brasília e professores de língua portuguesa voluntários, nas redações.
Enem
Até o dia 20 de maio, os estudantes de todo o Brasil podem se inscrever para o Enem. Os que concluem o ensino médio este ano, os que estão matriculados em escolas públicas ou aqueles que comprovem a ausência de recursos financeiros, podem ser isentos da taxa de R$ 68, destinada aos demais, que não se encaixem nesses casos. As avaliações serão nos dias 5 e 6 de novembro.
Serviço
Simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Público-alvo: escolas públicas e escolas da rede privada de ensino
Data: 6 e 7 de julho
Local: nas unidades dos inscritos
Horário: turno de aula dos estudantes da rede pública e às 13h15 na rede privada
Resultado: previsto para o mês de setembro